[info BR] Portal de Retorno ao Brasil

O Portal do Retorno é um sítio eletrônico desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), em conjunto com entidades parceiras, e contém informações para emigrantes brasileiros que tenham morado no exterior e desejam retornar ao Brasil.

O Portal reúne informações sobre o mercado de trabalho brasileiro; alternativas de capacitação profissional; orientações para aqueles que querem dedicar-se ao empreendedorismo e aplicar suas economias de forma produtiva; bem como indicações sobre como reinserir-se no sistema de previdência social.

O Portal também contém informações alfandegárias; referências sobre entrada de menores, bagagens e animais domésticos; requisitos tributários e sanitários; bem como traslado de documentos obtidos no exterior.

Disponibiliza ainda informação sobre serviços e programas de assistência na área de saúde física e psicológica, e indica centros de referência para pessoas saídas de situações de tráfico, violência e exploração laboral.

Independentemente da duração de sua estadia no exterior, fique por dentro destas informações que podem ser úteis para um eventual retorno ao Brasil.

Fonte: www.portalconsular.itamaraty.gov.br