[info PT] Portugal é o 26.º melhor país no mundo para a criação de startups

Segundo o estudo HelloSafe, Portugal ultrapassou o Brasil e é agora o 26.º melhor país no mundo para a criação de startups.

Atualmente, Portugal conta com cerca de 12 mil startups que em conjunto faturaram 1,75 mil milhões de euros no ano de 2021, empregaram perto de 25 mil pessoas e exportaram 562 milhões de euros, segundo outros dados da Informa D&B.

Em termos de cidades, segundo o já referido estudo HelloSafe, Portugal tem 6 cidades no top 1000 das cidades mais procuradas para a criação de startups, Lisboa está na 62.ª posição; o Porto na 147.ª, Braga na 424.ª, Coimbra na 557.ª, Leiria em 639.ª e Aveiro na 739.ª.

Lisboa tem atualmente 5.174 startups ativas (43% do total), tendo sido também neste distrito que foram constituídas mais startups na última década (44%).

Juntos, Lisboa e Porto concentram quase 60% do total das startups e do seu volume de negócios, seguidos por Setúbal, Braga e Aveiro.

[info PT] Portugal é o 26.º melhor país no mundo para a criação de startups

A maioria das startups são microempresas, e estas representam também a maior parcela do volume de negócios (59%), empregados (76%) e exportações (50%) entre as startups.

Por sua vez, 28% das startups são exportadoras e os negócios que mantêm com outros países representam um terço do total da sua faturação.

O segmento dos serviços representa mais de dois terços do volume de negócios, empregados e exportações das startups, destacando-se as atividades de consultoria e programação informática, que correspondem a cerca de metade do volume de negócios e empregados destas empresas.

Entre 2018 e 2021, as startups cresceram a um ritmo mais elevado que os restantes segmentos, quer no volume de negócios (16,40%), quer no emprego (12,20%).

E em cerca de 20% das startups, o crescimento do volume de negócios verificou-se em três anos consecutivos.

Fonte: AICEP / Jornal de Negócios / Informa D&B / O Jornal Económico