Como procurar emprego no Brasil

Para os brasileiros que estão no exterior, mas que tenham interesse de voltar ao Brasil, devem conhecer o Portal MTE Mais Emprego criado pelo Ministério do Trabalho e do Emprego Brasileiro.

O Portal MTE Mais Emprego, oferece diversas informações sobre consulta de vagas de emprego disponíveis e curso de qualificação profissional.

Para isso, é preciso fazer um pré-cadastro do Trabalhador no Portal e possuir o número de CPF, além do número do PIS/PASEP.

Porém, para quem vive no exterior ainda não é possível fazer a candidatura para as vagas existentes e nem para os cursos profissionais.

Entretanto, segundo a representante do Ministério do Trabalho e Emprego que esteve em Lisboa na Semana do Trabalhador Brasileiro no Exterior (5-6 de Junho de 2012), posteriormente será possível para o brasileiro que vive no exterior, candidatar-se também a essas vagas.

De qualquer forma, mesmo que essa candidatura não seja possível, a ferramenta é muito útil e interessante para sabermos quais as vagas mais procuradas e quais os Estados que têm oferecido mais oportunidades de emprego.

Como procurar emprego no Brasil

Por isso, para o brasileiro que têm interesse de voltar ao Brasil acesse o portal http://maisemprego.mte.gov.br/portal/pages/home.xhtml, consulte as vagas de emprego e faça o cadastro online de trabalhador.

Além da ferramenta para consultar as vagas de emprego, o portal também oferece outros serviços, tais como: Requerimento de seguro desemprego, PIS/Abono Salarial e cursos de qualificação profissional.

Portanto, esteja atento a estes serviços, mesmo que não seja possível utilizar todas as ferramentas estando no exterior, porém saber quais vagas o Brasil está oferecendo já é uma mais valia para quem pensa em regressar.

Por fim, alguns dados importantes que foram divulgados na Semana do Trabalhador Brasileiro no Exterior em Lisboa:

  • Brasil gerou 17 milhões de empregos com carteira assinada entre 2003-2011,
  • o salário mínimo atualmente são R$ 622,00 reais,
  • o setor mais expressivo é o da construção civil, acompanhada do setor de serviços,
  • a mão-de-obra nos setores de petróleo e gás cresceu 30%.

(Vanessa C. Bueno)

vanessa@odireitosemfronteiras.com

[*Fonte das imagens: Unsplash]

1 comentário


  1. A média de salários dos trabalhadores altamente qualificados ou com formação superior está entre os 5-10 salários mínimos, consoante o setor.

Comentários encerrados.