Para os brasileiros que estão no exterior, mas que tenham interesse de voltar ao Brasil, devem conhecer o Portal MTE Mais Emprego criado pelo Ministério do Trabalho e do Emprego Brasileiro.
O Portal MTE Mais Emprego, oferece diversas informações sobre consulta de vagas de emprego disponíveis e curso de qualificação profissional.
Para isso, é preciso fazer um pré-cadastro do Trabalhador no Portal e possuir o número de CPF, além do número do PIS/PASEP.
Porém, para quem vive no exterior ainda não é possível fazer a candidatura para as vagas existentes e nem para os cursos profissionais.
Entretanto, segundo a representante do Ministério do Trabalho e Emprego que esteve em Lisboa na Semana do Trabalhador Brasileiro no Exterior (5-6 de Junho de 2012), posteriormente será possível para o brasileiro que vive no exterior, candidatar-se também a essas vagas.
De qualquer forma, mesmo que essa candidatura não seja possível, a ferramenta é muito útil e interessante para sabermos quais as vagas mais procuradas e quais os Estados que têm oferecido mais oportunidades de emprego.
Por isso, para o brasileiro que têm interesse de voltar ao Brasil acesse o portal http://maisemprego.mte.gov.br/portal/pages/home.xhtml, consulte as vagas de emprego e faça o cadastro online de trabalhador.
Além da ferramenta para consultar as vagas de emprego, o portal também oferece outros serviços, tais como: Requerimento de seguro desemprego, PIS/Abono Salarial e cursos de qualificação profissional.
Portanto, esteja atento a estes serviços, mesmo que não seja possível utilizar todas as ferramentas estando no exterior, porém saber quais vagas o Brasil está oferecendo já é uma mais valia para quem pensa em regressar.
Por fim, alguns dados importantes que foram divulgados na Semana do Trabalhador Brasileiro no Exterior em Lisboa:
- Brasil gerou 17 milhões de empregos com carteira assinada entre 2003-2011,
- o salário mínimo atualmente são R$ 622,00 reais,
- o setor mais expressivo é o da construção civil, acompanhada do setor de serviços,
- a mão-de-obra nos setores de petróleo e gás cresceu 30%.
(Vanessa C. Bueno)
[*Fonte das imagens: Unsplash]
Link permanente
A média de salários dos trabalhadores altamente qualificados ou com formação superior está entre os 5-10 salários mínimos, consoante o setor.