[info PT] Lisboa eleita melhor cidade do mundo para nômades digitais; Madeira e Portimão ocupam 4º e 10º lugar, respetivamente

Na classificação anual da plataforma Nomad List, Lisboa ganha o primeiro lugar na lista das cem melhores cidades no mundo para nômades digitais em 2022. A Ilha da Madeira e Portimão, no Algarve, ocupam o quarto e décimo lugar, respetivamente.

Em março de 2022, Portugal já foi nomeado o melhor país para viver, trabalhar e viajar como trabalhador remoto, graças aos seus esquemas de visto e nômade digital, além de seu clima favorável, segurança pública e alta proficiência em inglês dos seus residentes.

Lançado em 2014, a Nomad List possui mais de 10.000 membros que comentam regularmente dados em tempo real.

O site usa fatores como custo de vida, velocidade da Internet e clima para indexar mais de 1.000 cidades em mais de 190 países e territórios.

Outros indicadores avaliam a inclusão (como abertura à diferença, p.e. etnia e LGBTQ+), qualidade do ar e vida noturna.

A Nomad List também reune dados públicos da ONU, do FMI e do Banco Mundial, para oferecer estatísticas sobre dados demográficos, segurança e assistência médica.

[info PT] Lisboa eleita melhor cidade do mundo para nómades digitais; Madeira e Portimão ocupam 4º e 10º lugar, respetivamente

Atualmente, Lisboa está listada como a melhor cidade do mundo para nômades digitais, seguida por Cangugu (na ilha de Bali, parte da Indonésia) e Bangcoc (na Tailândia).

Estes três destinos são seguidos pela Ilha da Madeira (Portugal); a Cidade do México (México), Timisoara (Romênia), Belgrado (Sérvia), Gran Canaria (nas Ilhas Canárias, parte da Espanha), Tbilisi (Geórgia) e Portimão (novamente em Portugal continental).

Portugal já é há muito um destino preferido para os trabalhadores estrangeiros (expats).

Assim, em 2021, lançou a primeira vila digital nômade do mundo, ‘Digital Nomads Madeira’, oferecendo espaços de trabalho gratuitos e acomodações subsidiadas.

Por sua vez, Lisboa, a capital mais ocidental da Europa, atrai nômades digitais que se reúnem na cidade para trabalhar tanto quanto para relaxar.

Segundo o site Atlas and Boots, embora não haja escassez de lugares acessíveis para comer, beber e brincar, o que os nômades mais gostam de Lisboa é o senso de comunidade entre os freelancers que o chamam de casa.

Por fim, a cultura e a arquitetura da cidade das sete colinas também são apreciadas por muitos nômades digitais.

Fonte: Nomad List / Atlas and Boots