[info PT] Portugal eleito o melhor lugar do mundo para desfrutar da aposentadoria

De acordo com o Índice Anual Global de Aposentadoria da International Living, Portugal foi reconhecido como o melhor lugar do mundo para os aposentados viverem em 2023.

Portugal obteve uma pontuação média de 87,43 no índice que leva em conta habitação, custo de vida, vistos/benefícios, índice de afinidade, desenvolvimento/governança, clima e saúde.

Portugal manteve-se à frente do México, que permaneceu em segundo lugar e do Panamá, que ficou em terceiro. A Espanha ficou na sexta posição, seguida pela Grécia, França e Itália.

Algumas das áreas que levaram Portugal à pontuação mais alta foram: saúde (92), desenvolvimento/governação (94) e vistos/benefícios (90).

A área em que Portugal obteve pontuação mais baixa foi em habitação (74).

[info PT] Portugal eleito o melhor lugar do mundo para desfrutar da aposentadoria

A gentileza dos portugueses e o seu alto nível no domínio da língua inglesa, sobretudo o que diz respeito às gerações mais novas, também foram fundamentais nos rankings.

O relatório também destaca a segurança de Portugal, indicador pelo qual o país ocupa o 6º lugar no Global Peace Index.

Também detalha os cuidados de saúde de alta qualidade (tanto públicos como privados), água potável de fácil acesso, eletricidade confiável, internet de alta velocidade, e estradas fáceis de navegar

Além disso, Portugal agora tem e uma grande comunidade de expatriados/migrantes de mais de 500.000 pessoas, quem têm promovido o país além-fronteiras, com particular destaque para os EUA.

O Índice Anual Global de Aposentadoria compila informações de uma rede de editores, correspondentes e colaboradores de todo o mundo.

Fonte: TPN / AICEP