[info PT] Em 15 anos a agência AICEP angariou 11 mil milhões de euros em investimento produtivo

A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) é uma entidade empresarial do Estado Português que visa o aumento da competitividade e notoriedade de Portugal, através da dinamização de investimento estruturante e da internacionalização das empresas portuguesas.

Desde que foi criada em 2007, criou escritórios em Lisboa e no Porto. Possui várias lojas de exportação espalhadas pelo país, e opera uma rede de mais de 50 delegações no exterior.

Nestes 15 anos, a AICEP foi responsável pela angariação de 11 mil milhões de euros em investimento produtivo, atingindo o máximo histórico anual de 2,7 mil milhões em 2021.

[info PT] Em 15 anos a agência AICEP angariou 11 mil milhões de euros em investimento produtivo

O investimento captado resultou na criação de mais de 34 mil postos de trabalho, via Investimento Produtivo Contratualizado, e em mais de 17 mil postos de trabalho de raiz, através da angariação de mais de 100 centros de serviços para negócios no país.

Ao longo destes anos, a AICEP apoiou mais de 7 mil projetos de Internacionalização, atingindo mais de 3,7 mil milhões de euros de investimento contratualizado em promoção empresarial.

Ao todo, mais de 17 mil empresas são acompanhadas pela AICEP. Globalmente, foram atribuídos mais de 4 mil milhões de euros em incentivos.

Fonte: AICEP