[info PT] Turismo de Lisboa investe 6,1 milhões de euros na promoção da região em 2022

Segundo dados divulgados no final do mês de junho passado, a Associação de Turismo de Lisboa (ATL) vai investir este ano um total de 6,1 milhões de euros na promoção turística da região da Lisboa, num contexto de retoma pós-pandemia de Covid-19.

Este investimento será financiado em 1,8 milhões por empresas do setor; em 2,5 milhões pela taxa turística de Lisboa (Fundo de Desenvolvimento Turístico de Lisboa); em 1 milhão pela ERT-RL (Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa); e em 810 mil euros pelo Turismo de Portugal.

A maior parte do investimento será direcionado para planos de comercialização e vendas das empresas portuguesas nos mercados externos (3 milhões de euros), incluindo a participação em eventos internacionais, campanhas online e ações de promoção e venda junto de operadores. Neste âmbito, foram aprovadas 46 candidaturas, com a participação de 101 empresas.

[info PT] Turismo de Lisboa investe 6,1 milhões de euros na promoção da região em 2022

Já o plano de comercialização e vendas no mercado interno – que contempla um valor de 392 mil euros – está direcionado para os polos turísticos a potenciar ou em desenvolvimento definidos no plano estratégico para o rio Tejo, a Costa da Caparica, Arrábida e Mafra, bem como para produtos transversais como surf, sol e mar, golfe e natureza.

O programa ainda está em aberto, mas já foram aprovadas 14 candidaturas, com a participação de 18 empresas.

Está igualmente previsto um apoio à captação de congressos, eventos corporativos e associativos, correspondendo a uma verba alocada de cerca de 510 mil euros. Nesse âmbito, até ao momento, foram aprovadas 78 candidaturas.

No que diz respeito ao programa de internacionalização de festivais e outros eventos culturais, está disponível uma verba de 250 mil euros, tendo já sido aprovadas candidaturas para eventos musicais como o Rock in Rio, NOS Alive, Kalorama e Jazz em Agosto.

Os restantes quase 2 milhões de euros são destinados a financiar ações organizadas diretamente pela ATL, nomeadamente feiras internacionais, workshops e webinares internacionais, entre outros.

Fonte: ECO