[info PT] Iniciativas empresariais aproximam Brasil e Portugal

O Brasil está historicamente ligado a Portugal em termos de língua, sociedade, cultura e política.

Também na área da economia, são cada vez mais as iniciativas empresariais para aproximar ainda mais os dois países.

A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) destaca 5 iniciativas:

  1. a Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil;
  2. o Observatório de Negócios;
  3. o projeto ‘Polytechnics International Network’;
  4. o projeto ‘Portugal, Negócios e Investimentos’; e
  5. as Missões Empresariais 2022.

1) A Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil (FCPCB) foi constituída em 2001, e surgiu a partir da necessidade de apoiar as 18 Câmaras existentes no Brasil nas relações luso-brasileiras.

Sua sede (em Fortaleza) pretende incentivar empresários, empreendedores e investidores brasileiros a conhecerem todos os ecossistemas portugueses e suas inovações.

2) O Observatório de Negócios foi criado pela FCPCB (e.o.) para agilizar a análise sobre as exportações e importações de qualquer cidade, estado ou país.

Divulga dados através da plataforma Business Intelligence, que compila informações divulgadas pelo Ministério da Economia, e permite fazer comparações detalhadas das relações comerciais entre Portugal e os 18 estados brasileiros onde há Câmaras luso-brasileiras.

[info PT] Iniciativas empresariais aproximam Brasil e Portugal

3) O projeto ‘Polytechnics International Network‘ (PPIN) foi financiado pelo Governo português com o intuito de desenvolver uma rede de internacionalização presencial do Ensino Superior Politécnico Português no Brasil.

O PPIN tem o apoio da FCPCB, da Embaixada de Portugal no Brasil, da AICEP, dos Institutos Superiores Politécnicos Portugueses Cávado e do AVE, e da Câmara Brasil Portugal de Minas Gerais.

4) O projeto ‘Portugal, Negócios e Investimentos‘, uma iniciativa da FCPCB, é um ciclo de eventos online direcionado a empresas filiadas às 18 Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, além de investidores, empresas importadoras e exportadoras, imprensa e outros segmentos econômicos interessados.

O projeto tem apoio da Embaixada de Portugal no Brasil e da AICEP.

5) Por fim, as Missões Empresariais 2022 resultam da parceria da FCPCB com a Atlantic Hub e a No Gap Ventures, que identificaram setores estratégicos da economia e criaram um calendário de missões empresariais.

Até novembro de 2022, prevê-se ocorrer 7 eventos para estreitar as relações entre Brasil e Portugal, além de incentivar os brasileiros a conhecer e investir no ecossistema português.

Mais informações: https://www.fcpcb.com.br

Fonte: AICEP