[info PT] IAPMEI promove mecanismo de recuperação de empresas afetadas pela pandemia

Segundo dados da Informa D&B, a criação de empresas acelerou 15% nos primeiros cinco meses de 2021: nasceram 17.767 novas empresas até maio deste ano, valor que significa um crescimento de 15% face ao mesmo período do ano passado.

Contudo, esta recuperação está também a ser feita a diferentes velocidades. A queda na constituição de empresas verificada em 2020 atingiu todos os setores, mas alguns deles de forma bastante mais acentuada. Do mesmo modo, a recuperação na criação de empresas está a ser heterogénea.

Por exemplo, a Área Metropolitana de Lisboa é aquela onde há maior número de constituições em 2021 em número absoluto de novas empresas. Mas é a mesma região, em conjunto com o Algarve, que regista também o menor crescimento. O crescimento atinge os valores superiores nas regiões da Madeira, Norte e Alentejo.

info-pt-emp-300x300 [info PT] IAPMEI promove mecanismo de recuperação de empresas  afetadas pela pandemia

Para ajudar as empresas  afetadas pela pandemia, a Agência para a Competitividade e Inovação lança agora um vídeo explicativo sobre um mecanismo temporário, de natureza extraordinária, que permite a recuperação de empresas viáveis.

A medida se chama PEVE – Processo Extraordinário de Viabilização de Empresas – Medida e tem vigência temporária, até 31 de Dezembro de 2021.

O vídeo (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=0qZhdsn3-p8) descreve as etapas do processo, bem com as vantagens da utilização deste mecanismo de recuperação, destinado a empresas viáveis que enfrentam uma situação económica difícil, insolvência iminente ou insolvência atual, resultantes do impacto da COVID-19:

Também foi publicado um guia prático em PDF que está disponível aqui:

https://www.iapmei.pt/PRODUTOS-E-SERVICOS/Revitalizacao-Transmissao/Revitalizacao-Empresarial/DOCS/GuiaPEVE.aspx

Fonte: Informa D&B / IAPMEI / Notícias ao Minuto / AICEP