O que devo saber antes de viajar para Portugal?

Vários de nossos amigos pretendem vir a Portugal a passeio e sempre perguntam: o que devo saber antes de viajar? Preparamos um resumo abaixo do que é importante antes de entrar numa viagem além mar.

Alguns cuidados são imprescindíveis quando preparamos uma viagem para terras desconhecidas. É preciso estar atento à legislação local e saber quais as exigências para entrada de um estrangeiro no país destino. Mesmo Portugal que possui acordo com o Brasil na concessão de visto temporário, é preciso ter alguns cuidados para que não haja surpresas após o desembarque no aeroporto.

O SEF é o órgão que trata do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, ou seja, o órgão que fiscaliza a entrada e saída de estrangeiros. Tal departamento é taxativo ao determinar quais as regras a serem respeitadas, sobretudo o que é preciso provar ao chegar a Portugal. Primeiramente é preciso possuir um documento de viagem válido (passaporte) e esta validade deverá se estender a pelo menos 6 meses à duração da estada pretendida (passaporte deve ter no mínimo 6 meses de validade da data de saída do território português).

Possuir meios de subsistência e moradia para o período de estada é essencial. Estes dois itens são fatores determinantes para a entrada e é muito importante ter um montante em dinheiro vivo que seja correspondente as despesas do período de sua estada e informar onde ficará alojado (de preferência tenha em mãos uma carta da pessoa que te alojará para confirmar isto).

O seguro-viagem também é necessário e uma dica importante e pouco utilizada no Brasil é que existe um acordo internacional entre Brasil e Portugal, prevista nos Acordos Internacionais da Previdência Social, que presta assistência médica aos brasileiros que se deslocam temporariamente a Portugal. Caso você esteja inscrito no INSS, não precisará contratar um seguro-viagem. Para maiores informações vide o site: www.mpas.gov.br, assuntos internacionais, e lá você terá todas as informações necessárias para beneficiar-se deste acordo.

Lembre-se que o importante antes de viajar para Portugal é saber quais documentos apresentar ao chegar no aeroporto, se será necessário solicitar um visto no Brasil ou não. Portanto, consulte sempre o SEF www.sef.pt para saber quais os documentos necessários para o seu tipo de visto.

(Vanessa C. Bueno)

vanessa@odireitosemfronteiras.com

Receba conteúdos exclusivos sobre Portugal e Brasil

Não enviaremos spam. Respeitamos sua privacidade.

[*Fonte da imagem destacada: https://pixabay.com]
  • Informações importantíssimas que devemos ter em conta quando viajamos.

  • Bruna

    Oi tenho uma dúvida, não sei se você saberia me responder, eu vou estudar um ano em lisboa, e ja tenho até o PB-4, a carta de aceite da universidade, o problema é o comprovativo de alojamento em portugal que a universidade não me dá, o que tenho é uma reserva de uma semana no hostel, é possivel tirar o visto de residencia somente com isso?

  • paulo bastos

    Boa dr vanessa não poderia deixar o meu elogio pelo esclarecimento de varias leis para viajar para portugal sou casado no brasil breve vamos viver para portugal quais os impedimentos de minha esposa viajar, me despeço agradecendo o seu site .muito obrigada