[info PT] Turistas brasileiros em Portugal gastaram em média 936 euros em compras ‘tax free’

Segundo dados de empresa Global Blue, os brasileiros são os turistas que mais fazem compras no regime ‘Tax Free’ durante sua estadia em Portugal, gastando em média 936 euros no ano de 2022.

O Tax Free é a isenção do IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) para os turistas com residência fora da União Europeia.

Como residente estrangeiro, o turista pode obter a devolução deste imposto e, portanto, comprar sem carga fiscal sobre as compras efetuadas e transportadas na sua bagagem pessoal.

Apenas os turistas particulares podem ter acesso a este reembolso.

Além disso, segundo os dados disponíveis, no primeiro quadrimestre (de janeiro a abril) de 2023, os turistas brasileiros já duplicaram seus gastos em Portugal.

Neste período, o Banco de Portugal contabilizou 294 milhões de euros de gastos em Portugal por turistas brasileiros, o que significa um aumento em 103% relativamente ao período homólogo de 2022.

Ainda assim, os turistas brasileiros ficam abaixo dos turistas dos Estados Unidos, que são o grupo de turistas não residentes que mais despende em Portugal, tendo somado 585 milhões de euros entre janeiro e abril de 2023.

[info PT] Turistas brasileiros em Portugal gastaram em média 936 euros em compras 'tax free'

Aliás, são os turistas residentes dos Estados Unidos que fizeram o maior aumento absoluto de gastos turísticos em Portugal no primeiro quadrimestre de 2023, ao despenderem mais 255,9 milhões de euros que nos primeiros quatro meses de 2022.

A seguir aos turistas dos Estados Unidos, os turistas que fizeram maiores aumentos absolutos de gastos em Portugal neste período foram os residentes em Espanha, com aumento de 205,39 milhões de euros, seguidos pelos residentes no Reino Unido, com mais 187,70 milhões.

Os turistas residentes no Reino Unido lideram os gastos em Portugal por turistas não residentes no primeiro quadrimestre de 2023, com 862,5 milhões de euros, à frente dos residentes na Alemanha, com 713,6 milhões, e dos residentes em Espanha, com 697,6 milhões.

O 4º grupo com maior impacto nas receitas turísticas portuguesas neste período é o dos residentes em França, com 694,5 milhões de euros, seguido pelos residentes nos Estados Unidos e no Brasil, respetivamente com 585,39 milhões de euros e com 294 milhões de euros.

O aumento percentual mais forte entre janeiro e abril de 2023 foi de turistas residentes na Ásia, com +115,9%, seguindo-se os residentes na América, com +90,5%, e África, com +30,3%, incluindo a subida em 30,7% dos gastos de turistas residentes nos PALOP (Países Africanos de Língua Portuguesa).

Fonte: Global Blue / O Jornal Económico / Presstur