[info PT] Portugal em 28.º lugar dos melhores países para startups

Segundo o estudo ‘Global Startup Ecosystem Map’, que se baseia em dados oferecidos pela Startup Blink e HelloSafe, Portugal ocupa o 28.º lugar no ranking mundial dos trinta melhores países para criar e desenvolver startups. 

A avaliação aplica três critérios: quantidade, qualidade e o ambiente de negócios como um todo.

Segundo os dados apresentados, no final de 2022, Portugal contava com 332 startups, 5 aceleradoras, 37 espaços de coworking, 9 organizações e 2 líderes.

Atualmente, são sete as cidades portuguesas a integrar a lista das mil melhores do mundo. 

Porém, todas as cidades portuguesas perderam lugares no ranking mundial de 2021 para 2022, com exceção de Coimbra e Leiria. 

[info PT] Portugal em 28.º lugar dos melhores países para startups

O ranking coloca Lisboa como a melhor cidade portuguesa para criar e desenvolver uma startup, seguido pelo Porto em segundo lugar, seguido de Braga em terceiro.

Lisboa continua a liderar o pódio nacional com a maior margem, apesar de ter perdido um lugar em comparação com o ano passado, destacando-se pelo marketing e vendas. 

Já o Porto, que recuou dois lugares no ranking, tem um maior foco no e-commerce e retalho.

Coimbra foi a única cidade portuguesa a melhorar a sua posição mundial em 2022, tendo avançado um lugar para a 441ª posição.

Funchal foi a cidade portuguesa que mais caiu no ranking global, tendo passado do 707º lugar em 2021 para o 949º em 2022, uma queda de 242 lugares. Por sua vez, Leiria passou a integrar a lista.

A nível mundial, as cidades com o melhor ambiente para a criação de startups ficam em São Francisco, Nova Iorque e Londres.

Dentro do grupo das melhores cidades europeias, Lisboa ocupa a 17ª posição, sendo que o pódio é liderado por Londres, Paris e Berlim. 

No que toca aos melhores países da Europa, o Reino Unido fica novamente em primeiro lugar, seguido pela Suécia e a Alemanha.

Fonte: AICEP / CNN Portugal / Startup Blink / HelloSafe