[info PT] Estrangeiros pagam cerca de mais 50% pelo metro quadrado das casas do que os portugueses

Segundo dados recentes do Instituto Nacional de Estatística – INE, os estrangeiros pagam quase o dobro pelo metro quadrado das casas quando comparados com os portugueses.

O mercado residencial nacional continua na mira, sobretudo, dos brasileiros e norte-americanos, para a compra de casas.

Nem a pandemia do COVID-19, nem a guerra na Ucrânia (que está a reduzir o poder de compra e está a subir os juros no crédito habitação) – arrefeceram a procura pelos estrangeiros de casas para venda em Portugal: o peso médio da procura internacional das 20 capitais de distritos portugueses fixou-se em cerca de 27% – tanto no final de 2019, como no final de 2022.

Houve 12 capitais de distrito onde esta procura subiu e 8 cidades onde desceu entre 2019 e 2022.

Foi no Funchal onde o crescimento foi mais expressivo (9,5%), passando a representar cerca de 50% do total da procura de casas nesta cidade em dezembro de 2022.

Os estrangeiros também ganharam interesse por comprar casas em Leiria (3,8 %) e em Coimbra (3,5 %). Já em Portalegre e em Beja foi onde a procura internacional de casas mais desceu.

Em Lisboa, no mês de dezembro de 2022, os estrangeiros representaram 21% do total da procura de casas para comprar (+0,9% face ao final de 2019). Aqui a procura é sobretudo feita pelos norte-americanos, brasileiros e espanhóis.

[info PT] Estrangeiros pagam cerca de mais 50% pelo metro quadrado das casas do que os portugueses

No Porto, uma em cada cinco pessoas que procura casa para comprar era de origem estrangeira (+0,6 % face a 2019). Aqui, quem procura mais casas são os cidadãos oriundos do Brasil, EUA e Espanha.

Em Faro, a procura internacional representa 36% do total (+2,5 % do que antes da pandemia). E na capital algarvia quem procura mais casas para comprar são os alemães, britânicos e norte-americanos.

No que se refere ao arrendamento, é no Funchal, em Viana do Castelo e em Bragança, onde os cidadãos estrangeiros mais procuram casas para arrendar, representando 49%, 43% e 42% no total da procura em cada cidade, respetivamente.

Em Lisboa, a procura de casas para arrendar por parte dos cidadãos estrangeiros representou 29% do total em dezembro de 2022 (+10,3 % face ao final de 2019).

Quem tem mais interesse em arrendar casa na capital portuguesa são os brasileiros, seguidos dos norte-americanos e dos espanhóis.

No Porto, uma em cada três pessoas que procura casa para arrendar possui nacionalidade estrangeira (+11,6 % face a 2019). Na cidade invicta, são os brasileiros, norte-americanos e os espanhóis quem mais procuram casas no mercado de arrendamento.

Em Faro, a procura internacional perfaz 38% do total (+3,2 %. do que antes da pandemia). Quem procura mais casas para arrendar na capital do Algarve também são os brasileiros, espanhóis e os norte-americanos.

Fonte: AICEP / Idealista News / ECO