[info PT] Lisboa é a quarta melhor cidade para expats; Portugal emitiu cerca de 200 vistos para nómadas digitais desde outubro

No Expat City Ranking 2022, uma classificação anual feita pela InterNations, a cidade de Lisboa subiu 14 lugares, e está agora na 4ª posição das melhores cidades para expatriados.

A lista total envolve 50 cidades. Valência (Espanha) está no primeiro lugar; o Dubai (Emirados Árabes Unidos) no segundo; e a Cidade do México (México) no terceiro.

Enquanto Valência e Cidade do México se destacam nos indicadores de finanças pessoais, Dubai e a Valencia desfrutam de alta qualidade de vida, segundo os expatriados pesquisados.

Por sua vez, a capital portuguesa está entre as melhores cidades no que diz respeito à qualidade de vida, facilidade de adaptação e finanças pessoais.

[info PT] Lisboa é a quarta melhor cidade para expats; Portugal emitiu cerca de 200 vistos para nómadas digitais desde outubro

Porém, as perspetivas de carreira ainda são vistas pelos estrangeiros de forma negativa.

Segundo a pesquisa, cerca de 28% dos estrangeiros que vieram trabalhar em Lisboa consideram que a mudança não melhorou as suas perspetivas de carreira (contra 18% a nível global).

Além disso, mais de um quarto deles sente que não são pagos de forma justa pelo seu trabalho (em comparação com 20% globalmente).

Para facilitar as condições do trabalhador vindo do estrangeiro, Portugal começou a emitir o visto para nómada digital em outubro de 2020.

Segundo dados do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), desde então, já foram atribuídos cerca de 200 vistos. Foram os cidadãos dos Estados Unidos, Reino Unido e Brasil que mais os solicitaram.

O visto de nómada digital destina-se a cidadãos de fora da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu, e permite residir e trabalhar remotamente a partir de Portugal, para uma entidade com sede fora do território nacional.

É possível que os familiares do trabalhador remoto solicitem igualmente um visto de estada temporária ou de residência, o que permitirá juntar a família em território nacional.

Entre os destinos portugueses mais populares para nómadas digitais estão Lisboa, Madeira, Porto e Lagos (Algarve).

Fonte: EcoNews / AICEP / Nomadlist / Idealista News