Novo protocolo de visto realizado entre Portugal e Angola

Portugal e Angola assinaram ontem dia 15-09-2011 um novo protocolo que facilita a emissão de vistos entre os dois países. Este acordo foi assinado entre o Ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chicoti e o Ministro das Relações Exteriores de Portugal, Paulo Portas.

O acordo visa acabar com alguns constrangimentos para obtenção de vistos nos dois países, além de acabar com as longas filas que se registram na Embaixada de Portugal em Angola.

As novas regras serão implantandas a partir de Outubro 2011 e, portanto, prevê duração de 3 anos para um visto de trabalho, renováveis duas vezes por iguais períodos, mas sendo necessário, no final de cada um, o retorno para renovação. Este visto também permitirá múltiplas entradas e saídas.

angola-2702777_1920-350x230 Novo protocolo de visto realizado entre Portugal e Angola

Em relação aos vistos de curta duração, estes passam a ser de 90 dias por semestre, ou seja, 180 dias por ano, e poderão ser obtidos no prazo de oito dias, contrariamente o que ocorre atualmente. Este visto também permitirá múltiplas entradas.

Os governos dos dois países destacam a importância deste acordo que facilitará e aumentará os contatos comerciais, investimentos, negociações de projetos, geração de empregos e uma menor burocracia, além de facilitar a circulação dos cidadãos angolanos pelo espaço Schengen e a circulação dos cidadãos portugueses no espaço da África Austral.

(Vanessa C. Bueno)

vanessa@odireitosemfronteiras.com

Receba conteúdos exclusivos sobre Portugal e Brasil

Não enviaremos spam. Respeitamos sua privacidade.

[*Fonte das imagens: Pixabay]