Novo protocolo de visto realizado entre Portugal e Angola

Portugal e Angola assinaram ontem dia 15-09-2011 um novo protocolo que facilita a emissão de vistos entre os dois países. Este acordo foi assinado entre o Ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chicoti e o Ministro das Relações Exteriores de Portugal, Paulo Portas.

O acordo visa acabar com alguns constrangimentos para obtenção de vistos nos dois países, além de acabar com as longas filas que se registram na Embaixada de Portugal em Angola.

photo-1551069613-1904dbdcda11-728x1024 Novo protocolo de visto realizado entre Portugal e Angola

As novas regras serão implantandas a partir de Outubro 2011 e, portanto, prevê duração de 3 anos para um visto de trabalho, renováveis duas vezes por iguais períodos, mas sendo necessário, no final de cada um, o retorno para renovação. Este visto também permitirá múltiplas entradas e saídas.

Em relação aos vistos de curta duração, estes passam a ser de 90 dias por semestre, ou seja, 180 dias por ano, e poderão ser obtidos no prazo de oito dias, contrariamente o que ocorre atualmente. Este visto também permitirá múltiplas entradas.

Os governos dos dois países destacam a importância deste acordo que facilitará e aumentará os contatos comerciais, investimentos, negociações de projetos, geração de empregos e uma menor burocracia, além de facilitar a circulação dos cidadãos angolanos pelo espaço Schengen e a circulação dos cidadãos portugueses no espaço da África Austral.

(Vanessa C. Bueno)

vanessa@odireitosemfronteiras.com

[*Fonte das imagens: Pixabay]

Receba conteúdos exclusivos sobre Portugal e Brasil

Não enviaremos spam. Respeitamos sua privacidade.

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!