[info PT] Startup Lisboa angariou 340 milhões de euros ao longo de 10 anos

A incubadora de empresas Startup Lisboa, que assinalou uma década de atividade no passado mês de fevereiro, já apoiou mais de 400 startups que juntos angariaram 340 milhões de euros em investimento.

Fundada a partir do Orçamento Participativo de Lisboa, a Startup Lisboa constituiu-se com a missão de ajudar as startups a desenvolverem-se, a escalarem e a atraírem investimento.

Ao todo, a Startup Lisboa já apoiou mais de 250 projetos nos programas de aceleração e outras iniciativas, criando mais de 4.500 postos de trabalho, com um crescimento de 200% nos últimos cinco anos.

70% das startups incubadas continuam ativas, enquanto 5% dos casos fizeram ‘exit’ (quando um ou mais fundadores decidem vender a sua quota) e 25% se extinguiram.

37% das startups apoiadas são compostas por equipas mistas ou estrangeiras na sua totalidade contribuindo assim para a internacionalização da comunidade.

O investimento angariado pelas startups incubadas mais do que quadruplicou em cinco anos, face aos primeiros cinco de vida.

E o valor do capital de risco angariado mais do que quadruplicou face a 2017, ano em que este volume se fixava nos 80 milhões de euros.

[info PT] Startup Lisboa angariou 340 milhões de euros ao longo de 10 anos

Miguel Fontes, diretor executivo da Startup Lisboa, considera que a capital portuguesa tem um dos ecossistemas mais vibrantes e com maior potencial de crescimento em termos internacionais, sendo hoje percecionada por todos como uma cidade mais aberta, inovadora, empreendedora e criativa.

Segundo Fontes, a Startup Lisboa pretende trabalhar de forma mais próxima e continuada com as instituições de ensino superior, de modo a promover uma cultura de empreendedorismo.

O desafio mais ambicioso para o futuro próximo é, contudo, a conclusão do projeto do Hub Criativo do Beato, onde irá dispor de um novo espaço de incubação de 7.000 metros quadrados.

Fonte: Startup Lisboa / Executive Digest