[info PT] Portugal melhor destino europeu para aposentados

Segundo dados do boletim ‘2022 Annual Global Retirement Index’, Portugal ocupa a quarta posição na lista dos dez países do globo onde os aposentados podem melhor viver.

A frente de Malta, França e Espanha (7º, 8º e 9º lugar, respetivamente), Portugal é atualmente o melhor destino europeu para este grupo migratório.

O índice baseia-se em 10 indicadores com pontuação, incluindo fatores como: sistema de saúde, clima e segurança. A soma da pontuação de todos os indicadores gera uma média que define a posição de cada país numa base anual.

No caso de Portugal para o ano de 2022, os indicadores com avaliação mais positiva são o clima, o sistema de saúde e o custo de vida, além da segurança pública, belezas naturais e hospitalidade da população local.

Além disso, o índice destaca que o facto de boa parte da população portuguesa aprender inglês na escola e entender e/ou falar este idioma, torna Portugal num destino mais confortável para os novos residentes.

[info PT] Portugal melhor destino europeu para aposentados

Nesta pesquisa, também se incluem os países da América Latina. Este ano, a Costa Rica, que até então ocupava o primeiro lugar da tabela, foi vencida pelo Panamá.

Ainda na América Latina, México (3º lugar), Colômbia (5º lugar) e Equador (6º lugar) foram igualmente considerados destinos de eleição para quem deseja se reformar com tranquilidade.

Uruguai (10º lugar) fecha a lista dos dez países com melhores condições para atrair e receber quem se aposentou.

Tailândia, Irlanda, Peru, Camboja, Malásia, Bali, Sri Lanka, Vietnam, Itália e Belize ocupam o 11º até o 20º lugar da lista, atualmente.

Fonte: Annual Global Retirement Index / Jornal de Negócios