[info PT] 2.159 startups captaram 434,5 milhões de investimento

Segundo o relatório ‘Startup & Entrepreneurial Ecosystem’, elaborado pela consultora IDC, Portugal tem neste momento 2.159 jovens empresas que já captaram 434,5 milhões de investimento em capital de risco e outras fontes de financiamento.

Neste sentido, o ecossistema de empreendedorismo português é considerado um dos melhores ativos que Portugal tem, com empresas de rápido crescimento que representam cerca de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Conforme destacaram os representantes das startups que participaram do estudo, as políticas públicas do governo português têm ajudado bastante no desenvolvimento do ecossistema: através dos apoios monetários, das Zonas Livres Tecnológicas ou da criação de um visto para nómadas digitais.

Contudo, o custo do talento português ainda é baixo quando comparado com outros Estados-membros, sobretudo porque 69% pede uma redução da carga fiscal e 46% uma simplificação burocrática.

[info PT] 2.159 startups captaram 434,5 milhões de investimento

Portugal está 13% acima da média europeia em número de startups per capita – sendo que um terço opera na área das tecnologias da informação e comunicação e mais de 40% têm sede no Porto e em Lisboa – e está a meio da tabela da Europa em termos de venture capital, com 166 milhões de dólares (cerca de 147 milhões de euros) contabilizados em 2019.

Aliás, foi lançado, em setembro de 2021, o Programa ‘Portugal de startup em startup’. O programa (desenvolvido pelo Microsoft Portugal, Startup Portugal e Beta-i) resulta de um memorando de entendimento estabelecido entre a Microsoft e o Governo em novembro de 2020.

Com um investimento previsto de até um milhão de euros, este programa visa promover a descentralização da inovação e o empreendedorismo no interior e nas Regiões Autónomas.

Os seus dirigentes consideram um importante contributo para o ecossistema empreendedor português, porque promove parcerias entre empresas tecnológicas de referência no mercado, aceleradores de empresas, e o próprio órgão supervisor Startup Portugal.

Mais informações: https://portugal-ses.pt e https://startupportugal.com

Fonte: AICEP / Jornal Económico / Sa Executive Digest