[info BR] OIM lança Manual da Reintegração para auxiliar assistência aos retornados

A Organização Internacional para Migrações (OIM) acaba de lançar um guia prático sobre reintegração para auxiliar profissionais e organizações na oferta de assistência aos migrantes que optam ou necessitam retornar aos seus países.

Em 2018, mais de 80.000 migrantes retornaram aos seus países de origem com o auxílio da OIM. Estes ‘retornados’ muitas vezes sofrem para se readaptar enquanto reconstroem suas vidas de volta ao país de origem, por causa da pressão econômica, o estigma do ‘fracasso’ e os fatores iniciais que o levaram a migrar.

Deste modo, o Manual da Reintegração inclui módulos em níveis individual, comunitário e estrutural que focam nas dimensões econômicas, sociais e psicossociais da reintegração, assim como um módulo de monitoramento e avaliação. Um treinamento on-line do guia também será disponibilizado até o fim de 2019.

Finalmente, um capítulo específico sobre a reintegração de crianças e suas famílias está sendo desenvolvido em conjunto com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e estará disponível em 2020.

Fonte: Nações Unidas / OIM