Visto para formação de atleta no Brasil

É crescente a ida de atletas ao Brasil, principalmente do futebol, tendo em vista os dois grandes eventos desportivas: a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016.

E para os estrangeiros que pretendam não perder a oportunidade de ir ao Brasil e aproveitar esse bom momento, há um visto específico destinado à prática intensiva de treinamento na área deportiva por atletas estrangeiros maiores de quatorze anos e com menos de vinte e um anos.

Esse visto tem a finalidade de aprimorar a formação do atleta, dentro da modalidade específica, e são destinados aos atletas não profissionais.

O visto é temporário e depende de um vínculo entre o atleta e a entidade brasileira incumbida de ministrar o treinamento, além disso, o atleta deve ter assegurado a sua subsistência no Brasil, bem como as despesas de viagem (ida e volta) e estada.

Visto para formação de atleta no Brasil

O visto poderá ser concedido pelo prazo de até 12 meses prorrogáveis, mediante comprovação de matrícula em estabelecimento de ensino e aproveitamento escolar, além de outros documentos pessoais previstos na legislação.

O atleta em formação não poderá receber qualquer tipo de remuneração, salvo o pagamento de bolsa de formação.

Portanto, para quem tem interesse de fazer uma formação na área do desporto no Brasil, deve procurar uma sociedade ou entidade esportiva, que mantenha treinamento regular e especializado, além de funcionar de forma regular, com registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A entidade ou sociedade esportiva também deve possuir inscrição no programa de treinamento no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, além de atender a todos os requisitos técnicos, conforme previstos em lei.

(Vanessa C. Bueno)

vanessa@odireitosemfronteiras.com

[*Fonte das imagens: Unsplash]