[info PT] Portugal aprova Convenção Multilateral de Segurança Social da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

No passado dia 28 de julho de 2023, o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou um decreto que aprova a Convenção Multilateral de Segurança Social da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP)

A convenção, assinada em Díli (capital de Timor-Leste) em 24 de julho de 2015, concretiza o acordo de mobilidade entre os nove Estados-membros da CPLP.

Estes países são Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Porém, para entrar em vigor, o decreto precisava de ser aprovada por pelo menos três dos nove Estados-membros, tendo Timor-Leste sido o primeiro a fazê-lo.

No passado dia 21 de julho de 2023, o Governo português foi o segundo Estado-membro a dar esse passo.

E o Brasil é o terceiro país que está em vias de aprovar a convenção.

[info PT] Portugal aprova Convenção Multilateral de Segurança Social da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Segundo a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, Ana Mendes Godinho, a convenção é essencial para que as pessoas se movam entre os países da CPLP, com segurança e com os direitos de proteção social dos trabalhadores migrantes.

Em Portugal, facilitará a inserção de quadros qualificados oriundos do mundo lusófono, já que o país se vê confrontado com uma falta de pessoal em certas áreas profissionais

Segundo Godinho, o objetivo é que haja uma implementação gradual, mas duradoura por parte de todos os países da CPLP.

Fonte: Presidência da República / Lusa / Observador