[info PT] AICEP e Camões criam balcão digital dedicado à iniciativa Global Gateway

A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), em articulação com o Instituto Camões, acaba de criar a One Stop Shop Global Gateway.

Trata-se de um balcão único digital – dedicado à iniciativa Global Gateway da União Europeia – que contém informações sobre a iniciativa em si, seus objetivos, projetos e oportunidades, o qual pretende servir como ponto de contato para o setor privado e atores do desenvolvimento.

No âmbito da referida iniciativa Global Gateway, entre 2021 e 2027, serão mobilizados até 300 mil milhões de euros de investimentos para projetos sustentáveis e de elevada qualidade, tendo em conta as necessidades dos países parceiros, com vista a assegurar benefícios duradouros para as comunidades locais.

O marco inaugural da estratégia Global Gateway foi o Pacote de Investimentos Europa-África, com um investimento de aproximadamente 150 mil milhões de euros dedicado ao reforço da cooperação com os parceiros africanos.

Foi igualmente dado início à estratégia Global Gateway na Ásia e no Pacífico, bem como na América Latina e nas Caraíbas, onde a EU anunciou um investimento superior a 45 mil milhões de euros.

[info PT] AICEP e Camões criam balcão digital dedicado à iniciativa Global Gateway

Em 2023, foram lançados 90 projetos em todo o mundo nos setores digital, da energia e dos transportes, através da estratégia Global Gateway, com a intenção de reforçar os sistemas de saúde, de educação e de investigação a nível mundial.

A One Stop Shop insere-se no quadro do trabalho desenvolvido pela AICEP na área das Multilaterais, designadamente de promoção, junto das empresas nacionais, de oportunidades de negócio e de financiamentos da UE e das Instituições Financeiras Internacionais (IFI) em que Portugal participa.

Entre outras informações úteis, o website da One Stop Shop contém um Guião Global Gateway, bem como respostas a questões frequentes e hiperligações diretas a páginas relevantes.

Para aceder ao One Stop Shop Global Gateway, clique aqui:

https://www.portugalexporta.pt/multilaterais-uniao-europeia-europa-mundo-global-gateway

Outras informações: https://commission.europa.eu/strategy-and-policy/priorities-2019-2024/stronger-europe-world/global-gateway_pt

Fonte: AICEP