[info PT] Número de alunos estrangeiros no Ensino Superior aumentou 132%

Depois de um prolongado período marcado pela pandemia, em que a mobilidade de estudantes para solo português registou uma quebra de 18%, o número de alunos estrangeiros no ensino superior português aumentou 132%.

Atualmente, existem em Portugal cerca de 65 mil alunos estrangeiros, sendo que 18% realizam períodos de mobilidade ao abrigo do programa Erasmus+ (um programa de intercâmbio da Comissão Europeia).

Segundo dados da Direcção-Geral de Estatísticas do Ensino Superior e da Ciência (DGEEC), nunca houve tantos inscritos no ensino superior em Portugal: há 416.652 estudantes inscritos em universidades e politécnicos portugueses no ano letivo em curso em Portugal.

As estatísticas relativas ao primeiro semestre indicam que no espaço de seis anos letivos, o total de alunos nas instituições de ensino portugueses aumentou 20%.

[info PT] Número de alunos estrangeiros no Ensino Superior aumentou 132%

Este crescimento é mais acentuado no sector politécnico e também no ensino privado. Os mestrados são o único ciclo de estudos onde o número de alunos não tem crescido.

Ao longo dos últimos seis anos, o número de alunos estrangeiros que vem para Portugal para tirar um curso superior ou parte dele numa instituição de ensino portuguesa mais do que duplicou, num crescimento quase contínuo, apenas interrompido pela pandemia.

Por fim, o valor máximo das bolsas para estudantes de mestrado pode vir a triplicar no próximo ano letivo: isto porque, a proposta de Orçamento do Estado (OE) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior prevê que o atual apoio máximo de 871 euros possa chegar aos 2.750 euros.

Esta medida irá beneficiar cerca de 10.000 bolseiros inscritos em mestrados.

Fonte: Publico / Jornal de Notícias / Expresso/ Forum.pt / DGEEC