[info PT] Startups de Lisboa arrecadaram 333 milhões de euros em 2022

Segundo novo estudo da Dealroom para a Câmara Municipal de Lisboa, desde o início de 2022 até o presente, as Startups sediadas em Lisboa já arrecadaram 333 milhões de euros.

Este valor é 3,2 vezes superior ao de 2021 (quando eram 96,8 milhões de euros angariados) e representa um recorde de investimento de fundos em startups sediadas em Lisboa.

O ecossistema de startups de Lisboa é composto por mais de 1.400 startups fundadas, sediadas ou com presença na Área Metropolitana de Lisboa.

Na sua totalidade, o ecossistema vale € 21,4 bilhões.

O pico de investimento angariado pelo ecossistema de startups de Lisboa deve-se sobretudo ao facto de algumas startups terem levantado as suas primeiras rondas acima da Série C.

Mas mesmo no estágio inicial, a quantidade arrecadada pelo ecossistema está aumentando. Até ao momento, já atingiu os 114 milhões de euros, valor superior aos 97 milhões de euros angariados em 2021.

As startups de impacto em Lisboa também angariaram um valor recorde este ano, 7,8 milhões de euros, o que representa 3,1 vezes mais do que em 2020.

Nesse contexto, os fundos de investimento internacionais correspondem a mais de 80% do total de investimentos e mais da metade (70%) do total de rodadas neste ano.

Mas os investidores locais têm vindo a ganhar relevância, tendo já captado este ano o montante de 77 milhões em novos fundos, aponta Dealroom.

[info PT] Startups de Lisboa arrecadaram 333 milhões de euros em 2022

Neste contexto dinâmico, a IAPMEI, I.P. – Agência para a Competitividade e Inovação está disponibilizando as chamadas “Startup Vouchers” no valor de 30.000€ disponíveis para novos produtos verdes e digitais.

A implementação das Startup Vouchers contempla uma dotação total de 90 milhões de euros para startups estabelecida em Portugal.

Para se candidatar, você deve seguir os seguintes passos:

1. Faça o pré-cadastro no Balcão dos Fundos;

2. Registre-se na Plataforma de Processo Simplificado;

3. Selecione o concurso a que se pretende candidatar.

O processo seletivo é trimestral e o primeiro pagamento ocorrerá no dia 25 de fevereiro.

Para mais informações, acesse: https://www.iapmei.pt/Paginas/Voucher-para-Startups-Novos-Produtos-Verdes-e-Di.aspx

Fonte: Startup Portugal / Dealroom / AICEP / EcoNews