[info PT] Numa década, Portugal Ventures investiu 177,2 milhões de euros e criou 4.100 empregos

Portugal Ventures, a sociedade de capital de risco do Estado português, investiu 177,2 milhões de euros durante os seus primeiros dez anos de existência, criando um total de mais de 4.100 empregos.

Depois de ter sido criado através da fusão de três instrumentos de capital de risco do Estado (Inovcapital, AICEP Capital e Turismo Capital), a atual Portugal Ventures faz parte da esfera do Banco Português de Fomento.

Portugal Ventures pretende colmatar as falhas de mercado no empreendedorismo nacional, entregando valor a diferentes stakeholders [agentes] públicos e privados, nacionais e internacionais, com especial destaque para a retoma económica pós-Covid-19.

[info PT] Numa década, Portugal Ventures investiu 177,2 milhões de euros e criou 4.100 empregos

Na última década, o capital de risco público investiu em 184 empresas portuguesas (regiões autónomas incluídas), o que correspondeu a 15% de todas as transações no mercado nacional.

Por sua vez, as startups financiadas contribuem atualmente com 339 milhões de euros para a economia nacional portuguesa.

Dos sete unicórnios (ou seja, startups avaliadas em pelo menos mil milhões de dólares) com ADN português que existem hoje, cinco contaram com o apoio da Portugal Ventures.

Fonte: ECO