Segundo a Agência Lusa, o programa Apoiar Turismo, organizado pela entidade turística – Turismo de Portugal, teve uma adesão excecional: 1.061 empresas candidataram-se a este apoio do governo, representando um valor total de investimento de 19,6 milhões de euros.
Além disso, o programa teve que ser reforçado por ter esgotado duas vezes numa só semana.
Segundo a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), durante este período, muitos empresários não conseguiram submeter a sua candidatura.
“Adaptar Turismo” pretende apoiar as micro, pequenas e médias empresas (PME) do turismo no seu esforço de adaptação e de investimento nos seus estabelecimentos no contexto pós-COVID-19.
O programa tem uma dotação de 5 milhões de euros por cada PME. Estes poderão beneficiar de subvenções a fundo perdido de 75% das despesas elegíveis, pelo menos, até um limite de 15 mil euros por empresa e um mínimo de 2.500 euros.
O programa abrange custos com a requalificação, modernização e ampliação de espaços, aquisição de dispositivos de pagamento automático, serviços de consultoria, entre outros.
Também estão abrangidas as despesas com a intervenção de contabilistas certificados ou revisores oficiais de contas, na validação da despesa dos pedidos de pagamento, até ao valor de 15% do valor do investimento e com o limite de 2.500 euros.
Porém, despesas como a de trabalhos em próprio benefício, a aquisição de bens usados ou o IVA recuperável estão excluídos do programa.
O formulário de candidatura pode ser encontrado no site de Turismo de Portugal.
As decisões sobre as candidaturas são adotadas no prazo de 10 dias úteis após a data da sua apresentação.
Fonte: AICEP / ECO / Lusa / Turismo de Portugal