[info PT] Apartamentos continuam 50% mais caros em Lisboa do que no Porto

Segundo o ‘Barómetro do Mercado Residencial’, da consultora Prime Yield divulgado em 11 de outubro de 2021, os apartamentos para venda em Lisboa custam mais 50% do que os disponíveis na cidade do Porto.

Mesmo assim, esta diferença de preços tem vindo a diminuir nos últimos dois anos: em 2019, era de 67% e em 2020 de 57%.

Em julho de 2021, o preço médio dos apartamentos disponíveis para venda na capital atingiu os 5.070 euros por metro quadrado (m²), face aos 3.373 euros/m² verificados no Porto.

Nesse mesmo mês, os apartamentos em oferta no total da Área Metropolitana de Lisboa tinham um valor médio de 2.738 euros/m², ficando 33% acima dos 2.063 euros/m² registados na Área Metropolitana do Porto, sendo que o valor médio dos apartamentos disponíveis para venda na Área Metropolitana de Lisboa estava 7,3% acima do registado em igual período de 2020, enquanto na Área Metropolitana do Porto a subida entre os dois períodos foi de 5,4%.

[info PT] Apartamentos continuam 50% mais caros em Lisboa do que no Porto

Há cerca de meio ano que Lisboa mantém os valores de oferta acima dos 5.000 euros/m², enquanto o Porto regista valores superiores a 3.300 euros/m².

Segundo a Prime Yield, a subida de preços tenderá a suavizar com o surgimento de novas ofertas, especialmente da que se dirige às famílias portuguesas da classe média.

Contudo, o impacto sobre os preços só deve ser visível a longo prazo, pois os grandes projetos de nova construção fora dos centros das cidades de Lisboa e Porto, que correspondem à capacidade financeira da classe média portuguesa, não vão estar disponíveis de forma imediata.

Fonte: AICEP / O Jornal Económico / Prime Yield