[info PT] Governo reforça apoios ao turismo em até 15 mil euros por empresa

No dia 27 de setembro de 2021, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, anunciou que nas próximas semanas, o Governo português vai lançar uma nova linha de crédito de 150 milhões de euros para reforçar os apoios ao turismo, quer no Turismo de Portugal quer no sistema bancário para pequenas e médias empresas.

Além disso, o governo vai iniciar o programa Adaptar, que oferece um incentivo financeiro de até 15 mil euros de apoio por empresa a fundo perdido para realizarem investimentos com vista a melhorar a sua resposta às novas necessidades.

Nos próximos meses, o Governo também vai manter o regime de apoio à retoma progressiva, que apoia os sectores mais afetados com o pagamento de parte dos salários dos trabalhadores quando as empresas não tenham capacidade de os fazer plenamente.

[info PT] Governo reforça apoios ao turismo em até 15 mil euros por empresa

Para o início de 2022, está previsto o lançamento de outro programa, Reforçar, que se destina a empresas que pretendam começar a reduzir o seu endividamento ao abrigo das linhas de crédito COVID-19, desde que coloquem montantes do mesmo valor para amortizarem o seu endividamento atual. Este apoio estará em funcionamento no início do próximo ano, imediatamente antes de começarem a terminar os períodos de carência de capital.

Neste momento, já está em curso o programa Retomar que visa ajudar as empresas nas discussões que estão a ter com os seus bancos no sentido de assegurarem o ajustamento dos seus créditos sobre moratórias às condições operacionais que podem antecipar.

Por fim, no mês de agosto de 2021, o Turismo de Portugal abriu as candidaturas para o Programa ‘Fostering Innovation in Tourism‘ (FIT) 2.0, disponibilizando 1,2 milhões de euros para dinamizar o sector.

Fonte: Diário Imobiliário / Presstur / AICEP