Imigrantes brasileiros possuem representantes oficiais no Governo Brasileiro

Desde Dezembro de 2010 todos os brasileiros no exterior possuem representantes oficiais no Governo do Brasil. Estes representantes visam contribuir para melhora de vida dos brasileiros que estão longe de sua terra natal.

Os representantes surgiram pelo Decreto nº. 7.214 de 15/06/2010, pois o Governo do Brasil tem procurado desenvolver melhores condições de vida aos brasileiros que vivem no exterior, adotando pesquisas que permitam o mapeamento das comunidades brasileiras e como estas vivem fora do Brasil.

Neste Decreto há previsão de parcerias para aproveitamento do potencial dos brasileiros no exterior nas áreas científica, cultural, jurídica, política e esportiva, com o objetivo de promover o Brasil, sua cultura e seus produtos.

Imigrantes brasileiros possuem representantes oficiais no Governo Brasileiro

Incluem-se nesta legislação uma melhoria do atendimento ao público e agilização da prestação de serviços consulares, uma forma de prestar um serviço rápido e de qualidade a todo o brasileiro no exterior.

O Governo Brasileiro nos últimos anos tem mantido uma especial atenção a grande comunidade brasileira que vive no Exterior. E por isso, em Julho de 2008 e Outubro de 2009 foi realizado o 1º e o 2º Encontro de Brasileiros no Mundo, estes foram os primeiros passos para a criação das Conferências de Brasileiros no Mundo – CBM, instituída agora oficialmente pelo Decreto.

Estes encontros e conferências tem como objetivo saber como o brasileiro vive no exterior e o que o Governo Brasileiro pode constribuir para a melhoria de vida destes brasileiros.

O próximo encontro irá decorrer no mês de Outubro de 2011, onde ocorrerá a IV Conferência “Brasileiros no Mundo” (CBM) em Brasília, portanto quem tiver interesse em saber o que acontecerá neste evento poderá acessar  o site do Ministério das Relações Exteriores: www.brasileirosnomundo.mre.gov.br

(Vanessa C. Bueno)

vanessa@odireitosemfronteiras.com

[*Fonte das imagens: Pixabay]