[info PT] 8,6% dos trabalhadores da Área Metropolitana de Lisboa têm empregos em setores ligados à alta tecnologia

8,6% dos trabalhadores da Área Metropolitana de Lisboa têm empregos em setores ligados à alta tecnologia, valor que é superior aos 4,9% registados como média comunitária.

Por outro lado, todas as outras regiões portuguesas ainda ficam abaixo da média europeia. No Norte, 3,6% dos trabalhadores exercem funções em setores ligados à alta tecnologia. No Centro, só 3% e no Alentejo e Algarve 1,8%.

Entre as 363 regiões da União Europeia para as quais há dados disponíveis, Lisboa está em 27.º lugar no que respeita a fatia de trabalhadores dedicados à alta tecnologia no emprego total.

Nesta lista, é Budapeste que se destaca com 13,5% dos trabalhadores a trabalharem nos setores em questão.

[info PT] 8,6% dos trabalhadores da Área Metropolitana de Lisboa têm empregos em setores ligados à alta tecnologia

No conjunto da União Europeia, os homens ainda predominam nos setores tecnológicos, representando 67,2% do emprego total na alta tecnologia, vs. 32,8% de mulheres nestas áreas.

Aliás, é na região húngara de Nyugat-Dunántúl que as mulheres conseguem maior presença nestes setores: 50,2% do emprego.

Os setores ligados à alta tecnologia são considerados motores do crescimento económico e da produtividade.

Em 2022, 9,8 milhões de pessoas estavam empregadas em setores ligados à alta tecnologia na UE, o que corresponde a 4,9% do emprego total da UE.

Fonte : AICEP / ECO /Eurostat