[info PT] Escolas portuguesas com mais de 30 mil novas inscrições de crianças de nacionalidade estrangeira – alunos brasileiros estão em maioria

Até ao final de julho de 2023, as escolas públicas já contavam com mais de 30 mil novas inscrições de crianças de nacionalidade estrangeira para o pré-escolar e 1º ciclo, representando 16% do total de matrículas nestes ciclos de ensino.

Os alunos brasileiros formam a maioria das novas inscrições.

Norte-americanos, franceses, ingleses, indianos, nepaleses e cidadãos do Bangladesh também estão a contribuir para que a população escolar inverta o decréscimo que antes se fazia sentir anualmente.

Só no 3º ciclo estão inscritos para o próximo ano letivo mais 10.186 alunos do que há dois anos, enquanto o pré-escolar, por exemplo, regista um acréscimo de quase 5400 crianças.

[info PT] Escolas portuguesas com mais de 30 mil novas inscrições de crianças de nacionalidade estrangeira - alunos brasileiros estão em maioria

No ano passado, a subida do número de estrangeiros residentes em Portugal fez com que a população escolar aumentasse, pela primeira vez, na última década.

A chegada de cada vez mais estrangeiros faz-se sentir igualmente na procura de colégios com currículo internacional, onde são às centenas os candidatos em lista de espera.

Para fazer frente ao fenómeno, o Ministério de Educação anunciou um aumento das turmas financiadas no privado: são mais 144 turmas do 5.º ano de escolaridade nos colégios privados, aumentando para 232 as turmas deste ano de ensino com contrato de associação com o Estado, depois de ter financiado menos de 100 turmas de 5.º ano no ano passado.

Fonte: Expresso / Sábado