[info PT] Portugal é o quinto melhor país europeu para nômades digitais

Segundo a plataforma Moving to Spain, Portugal é o quinto melhor país europeu para trabalhadores remotos, as chamadas nómadas/nômades digitais.

O país tem uma pontuação de 6,7 em 10. Para isso, o estudo elogia fatores como a velocidade da internet; a pontuação mundial de felicidade e a de paz; a disponibilização de um visto para nômades digitais; e a qualidade dos cuidados de saúde.

Neste ranking, surge em primeiro lugar a Noruega (com uma pontuação total de 7,79 em 10); a Alemanha em segundo (7,22); a Hungria em terceiro (7,10) e Espanha em quarto (6,76).

A seguir a Portugal, seguem a Roménia (6,14), a Estónia (5,91), a Dinamarca (5,68), a Finlândia (5,57). e a Letónia e Itália – ambas em 10.º lugar com uma nota de 5,34 em dez.

[info PT] Portugal é o quinto melhor país europeu para nómadas digitais

Além disso, dentro de Portugal, também há seis cidades portuguesas entre os quarenta melhores destinos para nômades digitais no mundo: são elas Lisboa, Madeira, Porto, Lagos, Portimão e Ericeira. Lisboa surge logo em 2.º lugar a Madeira na 4.º posição.

Nesta dimensão, a referida plataforma Moving to Spain destaca fatores como o elevado nível de conhecimento da língua inglesa da população local; um ambiente seguro; uma boa aceitação da uma comunidade LGBTQIA+; uma boa infraestrutura; é um bom leque de lugares para teletrabalho.

Se olharmos, contudo, para os 200 primeiros destinos apresentados pela Nomadlist como os mais atrativos para nômades digitais, outros locais portugueses voltam a surgir. É o caso de Peniche (113.ª posição), Açores (135.ª) e Braga (174.ª).

Porém, para conseguir o visto de nómada digital, os cidadãos extracomunitários precisam cumprir determinados requisitos.

Um destes requisitos consiste em comprovar rendimentos médios mensais (nos últimos três meses) de valor mínimo equivalente a quatro remunerações mínimas mensais garantidas, ou seja, um ordenado de cerca de 3.040 euros brutos / mês.

Fontes: AICEP / Marketeer / ECO / Moving to Spain / Nomadlist