Desde setembro de 2022, a Rede Global da Diáspora (projeto da Fundação AEP) disponibiliza o Portal de Negócios e a Diáspora Business Intelligence, duas ferramentas com o objetivo de exponenciar o valor da diáspora portuguesa.
Este projeto, que conta ainda com o apoio institucional da AICEP e da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, parte de uma estratégia colaborativa capaz de promover o relacionamento dos empreendedores portugueses espalhados pelo mundo, ligando-os entre si e entre as PME portuguesas.
O Portal de Negócios permite às empresas identificar os canais de distribuição mais adequados a cada negócio e/ou setor de atividade.
Por sua vez, a Diáspora Business Intelligence permite ao empreendedor encontrar um investidor ou um negócio para investir, assim como, conhecer os incentivos existentes para o investimento ou soluções de financiamento.
Trata-se de duas funcionalidades dirigidas a empresas e investidores, visando facilitar e acelerar negócios à escala global; permitindo o contato direto com 10.022 empresas de portugueses, em 154 países; e conhecer as 18.571 empresas portuguesas exportadoras.
O Portal de Negócios é de acesso gratuito, apenas é necessário registar-se na plataforma https://redeglobal.pt e escolher a opção adequada – entre soluções e oportunidades.
Por fim, em meados de 2022, foi ainda criado um fundo de 50 milhões de euros para investimentos da diáspora em Portugal.
O principal objetivo é fomentar o investimento dos emigrantes portugueses no país.
O fundo é gerenciado pela Portugal Ventures, sendo que o Conselho da Diáspora age como facilitador desse investimento dos emigrantes.
Fonte: AICEP / Cision News Portugal / Sapo