[info PT] 94% da população ativa em Portugal está empregada

Segundo dados recentes da INE – Instituto Nacional de Estatística, Portugal atingiu recordes de população ativa e população empregada.

Atualmente, Portugal tem uma população ativa de 5,28 milhões de cidadãos, 94% deles empregados, num total de 4,94 milhões, em ambos os casos, novos máximos desde Fevereiro de 1998.

Além disso, no segundo trimestre do ano corrente, o setor de turismo (ou seja, as atividades ligadas ao alojamento, restauração e similares) já empregava 332,4 mil indivíduos, representando 6,7% da população portuguesa.

[info PT] 94% da população ativa em Portugal está empregada

Por outro lado, no que respeita a população inativa (ou seja, pessoas que não exercem atividade remunerada, tais como: estudantes, aposentados, os que vivem de renda, os portadores de alguma deficiência permanente e os/as que cuidam de afazeres domésticos), Portugal também está no primeiro plano.

Nomeadamente, o país está entre os dez países da UE com maior proporção de população inativa (27%) devido a responsabilidades familiares, como cuidar dos filhos ou de outros familiares. Já a média europeia é de 24%.

Neste âmbito, aliás, a disparidade de género é grande: entre os 20 e os 64 anos, 1 em cada 3 mulheres que estão fora do mercado de trabalho, trabalham para cuidar da família; no caso dos homens, são apenas 18%.

Fonte: INE / AICEP / FFMDS / Publituris / DeCS-MeSH