[info PT] AICEP e APEX estabelecem acordo de cooperação em múltiplos setores

No contexto do Fórum Empresarial Portugal-Brasil, realizado em Matosinhos no dia 24 de abril de 2023, foi assinado um Memorando de Entendimento entre a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações do Brasil (APEX-Brasil), com o objetivo de fortalecer as relações económicas e empresariais entre os dois países.

Este novo acordo de cooperação prevê a promoção e internacionalização de startups e pequenas e médias empresas (PME), e tem como áreas prioritárias o setor das infraestruturas, energia, novas tecnologias, saúde, espaço, defesa e mar/oceanos.

Foi também assinado neste Fórum Empresarial um protocolo entre o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação e a Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil.

Segundo o Primeiro-Ministro português, António Costa, Brasil é um dos dez maiores investidores em Portugal e o segundo maior fora da União Europeia, mas, no entanto, Portugal é somente o 18.º investidor no Brasil, posição que pretende melhorar.

[info PT] AICEP e APEX estabelecem acordo de cooperação em múltiplos setores

Costa disse que as empresas portuguesas têm estado presentes no setor da alimentação, da energia, na construção, dos transportes, financeiro, das tecnologias de informação e comunicação, do turismo e da saúde.

Segundo o Primeiro-Ministro português, a conclusão do acordo de comércio entre a União Europeia e Mercosul se torna absolutamente estratégica para aumentar as relações comerciais entre Portugal e o Brasil, especialmente no que se refere à transição digital e ao empreendedorismo.

Referente à transição digital, Portugal e Brasil são os pontos de amarração do novo cabo de fibra ótica que liga toda a América Latina à Europa, parte de Fortaleza e chega a Sines. Ou seja, a mais importante infraestrutura para a transmissão de dados de conhecimento em toda a América Latina e a Europa passa mesmo pelo Brasil e por Portugal.

No que diz respeito ao empreendedorismo, o Brasil tem sido o terceiro país com maior participação na Web Summit, a maior conferência de tecnologia digital do mundo, em Lisboa.

Aliás, hoje, 2 de maio de 2023, o mesmo evento realizou-se também no Rio de Janeiro, com a participação de 25 ‘startups’ portuguesas, num total de 900 ‘startups’, 500 investidores e mais de 300 oradores.

Por fim, Costa destacou os ‘Digital Innovation Labs’, criados pelo Estado português para acolher investimento estrangeiro, com vista à experimentação e ao lançamento de novos produtos e tecnologias. Neste sentido, Portugal tem vindo a desenvolver um quadro fiscal e de autorização de residência favorável a quem vem de fora para empreender.

Fonte: AICEP / República Portuguesa / Visão