No contexto do Fórum Empresarial Portugal-Brasil, realizado em Matosinhos no dia 24 de abril de 2023, foi assinado um Memorando de Entendimento entre a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações do Brasil (APEX-Brasil), com o objetivo de fortalecer as relações económicas e empresariais entre os dois países.
Este novo acordo de cooperação prevê a promoção e internacionalização de startups e pequenas e médias empresas (PME), e tem como áreas prioritárias o setor das infraestruturas, energia, novas tecnologias, saúde, espaço, defesa e mar/oceanos.
Foi também assinado neste Fórum Empresarial um protocolo entre o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação e a Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil.
Segundo o Primeiro-Ministro português, António Costa, Brasil é um dos dez maiores investidores em Portugal e o segundo maior fora da União Europeia, mas, no entanto, Portugal é somente o 18.º investidor no Brasil, posição que pretende melhorar.
![[info PT] AICEP e APEX estabelecem acordo de cooperação em múltiplos setores](https://odireitosemfronteiras.com/wp-content/uploads/2023/05/info-emp-pt-300x300.png)
Costa disse que as empresas portuguesas têm estado presentes no setor da alimentação, da energia, na construção, dos transportes, financeiro, das tecnologias de informação e comunicação, do turismo e da saúde.
Segundo o Primeiro-Ministro português, a conclusão do acordo de comércio entre a União Europeia e Mercosul se torna absolutamente estratégica para aumentar as relações comerciais entre Portugal e o Brasil, especialmente no que se refere à transição digital e ao empreendedorismo.
Referente à transição digital, Portugal e Brasil são os pontos de amarração do novo cabo de fibra ótica que liga toda a América Latina à Europa, parte de Fortaleza e chega a Sines. Ou seja, a mais importante infraestrutura para a transmissão de dados de conhecimento em toda a América Latina e a Europa passa mesmo pelo Brasil e por Portugal.
No que diz respeito ao empreendedorismo, o Brasil tem sido o terceiro país com maior participação na Web Summit, a maior conferência de tecnologia digital do mundo, em Lisboa.
Aliás, hoje, 2 de maio de 2023, o mesmo evento realizou-se também no Rio de Janeiro, com a participação de 25 ‘startups’ portuguesas, num total de 900 ‘startups’, 500 investidores e mais de 300 oradores.
Por fim, Costa destacou os ‘Digital Innovation Labs’, criados pelo Estado português para acolher investimento estrangeiro, com vista à experimentação e ao lançamento de novos produtos e tecnologias. Neste sentido, Portugal tem vindo a desenvolver um quadro fiscal e de autorização de residência favorável a quem vem de fora para empreender.
Fonte: AICEP / República Portuguesa / Visão