[info PT] Lisboa e Oeiras terão novo polo tecnológico com investimento de € 300M

Ao lado da Torre de Belém, na Doca de Pedrouços, vai nascer o Ocean Campus, um novo cluster de desenvolvimento tecnológico sob os cuidados das fundações Champalimaud e Calouste Gulbenkian.

O investimento inicial para posicionar o porto de Lisboa como potenciador do crescimento azul  será de 70 milhões de euros, mas o investimento total deverá rondar os 300 milhões de euros.

O núcleo principal será um polo científico e de inteligência artificial. Vai incluir também a nova Blue Business School, um novo polo universitário ligado à investigação dos assuntos do mar, além de uma unidade hoteleira.

[info PT] Lisboa e Oeiras terão novo polo tecnológico com investimento de € 300M

A construção vai implicar a requalificação de uma área de 64 hectares junto ao rio Tejo.

No Ocean Campus, a Fundação Calouste Gulbenkian contará com um espaço concessionado de 7.000 metros quadrados, onde será criado um polo de investigação focado nas alterações ao meio ambiente e no seu impacto.

A Fundação Champalimaud vai criar um novo centro para o desenvolvimento de inteligência artificial, em conjunto com uma incubadora científica. O polo será ocupado pelo programa de neurociências, incluindo uma central de computação e armazenamento de dados, laboratórios experimentais, instalações para desenvolvimento de hardware, espaços para cursos de formação, áreas para startups e zonas para parcerias comerciais, de serviços ou industriais. Terá capacidade para 320 investigadores em simultâneo.

Fonte: AICEP / Vida Imobiliária / Time Out