[info PT] Governo prepara ‘linha de ajuda’ de 50 mil euros para micro e pequenas empresas

Segundo o presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, o governo vai lançar uma linha especial para micro e pequenas empresas para apoios até 50 mil euros.

ODSF-Info-PT-cópia-6-1-300x300 [info PT] Governo prepara ‘linha de ajuda’ de 50 mil euros para micro e pequenas empresas

O objetivo é ajudar essa tipologia empresarial a ultrapassar as dificuldades de tesouraria com que estão, numa altura em que as linhas de crédito normais de 6,2 mil milhões de euros já estão esgotadas.

Da mesma maneira, é provável que o regime do lay-off simplificado seja prolongado para lá de junho e alterado de modo a deixar de ser um fator de perda de rendimento dos trabalhadores, permitindo a suspensão dos contratos de trabalho ou a redução da carga horária dos trabalhadores – cujos salários sofrem um corte máximo de 33%.

Por fim, a suspensão do Pagamento por Conta este ano também está na mesa. Com base nos valores entregues pelas empresas ao Fisco em 2018, é possível estimar que esta medida libertaria quase quatro mil milhões de euros para o tecido empresarial português.

Fonte: CIP / Eco Sapo