[info PT] Portugal é o 6º país do mundo com mais mulheres empresárias

Segundo o Índice Mastercard de Mulheres Empreendedoras (MIWE), Portugal está em 6º lugar nos países do mundo com mais mulheres empresárias.

De acordo com este estudo, as mulheres empreendedoras têm tendência a prosperar mais em termos económicos nos seus negócios.

Ao longo dos anos, o empreendedorismo feminino – que envolve negócios pensados, fundados ou liderados por mulheres – tem vindo a ganhar cada vez mais importância no panorama português.

Na atualidade, Portugal está à frente de países como a Suécia, o Canadá, Nova Zelândia, os Estados Unidos e Singapura.

O país também se distingue quando analisamos a percentagem de mulheres gestoras de empresas, assumindo uma posição superior (de 37,40%) à frente de países como a Irlanda, França ou Alemanha.

Portugal igualmente tem uma percentagem alta de mulheres em trabalhos especializados e técnicos (correspondendo a 52,50%), sendo superior quando comparada com outros países como a Dinamarca, Irlanda, Espanha ou Alemanha.

[info PT] Portugal é o 6º país do mundo com mais mulheres empresárias

Apesar destas melhorias serem notórias, Portugal está significativamente abaixo da média global no acesso das mulheres empresárias a produtos financeiros e no apoio a PMEs.

Segundo o referido estudo, há ainda várias áreas que necessitam de ser trabalhadas para que seja possível criar mais oportunidades para as mulheres e reduzir as desigualdades de género.

As propostas do estudo são:

-promover mais a inclusão financeira;

-apoiar as Pequenas e Médias Empresas (PME), com políticas que auxiliem e simplifiquem o acesso das mulheres aos créditos e ao investimento; e

-desenvolver recursos que permitam o desenvolvimento de competências, a inovação e o conhecimento.

Fonte: Executive Digest