No início deste mês de março, entrou em funcionamento o e-VISA, a nova plataforma do Ministério dos Negócios Estrangeiros destinada a simplificar os procedimentos relativos aos pedidos de visto. Com a sua introdução, os pedidos de visto e o envio dos documentos necessários para o tratamento do pedido passam a poder ser feitos por via eletrónica, no Portal das Comunidades e no Portal dos Vistos.
![[info PT] Plataforma e-VISA permite vistos em formato eletrónico](http://9bn.fd2.mwp.accessdomain.com/wp-content/uploads/2020/06/ODSF-Info-PT-cópia-3-300x300.png)
Segundo o MNE, os requerentes de vistos recebem um código pessoal de acesso que permite fazer o acompanhamento online do processo em quatro fases: o pedido registado, em análise, deferido ou indeferido e, finalmente, o visto emitido. O pagamento eletrónico da taxa administrativa está para breve.
A plataforma e-VISA é uma das novas valências do Novo Modelo de Gestão Consular do MNE. O projeto contribui para a operacionalização do Plano Nacional de Implementação do Pacto Global das Migrações (Resolução do Conselho de Ministros n.º 141/2019, aprovada a 20 de agosto).
Fonte: MNE – Ministério de Negócios Estrangeiros