[info BR] São Paulo cidade global líder na gestão das migrações

Segundo dados recentes da OIM Brasil, os Indicadores de Governança Migratória apontam a cidade de São Paulo como líder global na gestão das migrações.

São Paulo possui 8 agentes comunitários de saúde imigrante. 63 centros de saúde já receberam treinamento sobre a temática migratória. O Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI) atende em diversos idiomas, e o guia “Somos Tod@s Migrantes” está disponível em português, crioulo, espanhol, inglês, francês, árabe e mandarim.

Entre fevereiro de 2012 e março de 2019, 13.333 trabalhadores migrantes foram atendidos nos Centros de Apoio ao Trabalho e ao Empreendedorismo (CATes) da cidade. Desde 2015, 4.085 migrantes obtiveram autorizações para trabalho nestes CATes. Além disso, entre abril de 2018 e agosto de 2019, 1.329 venezuelanos foram trazidos de Boa Vista para a cidade de São Paulo no âmbito da Operação Acolhida.

Por fim, em 2018, 1.206 imigrantes receberam aulas de português para imigrantes oferecidas pela cidade na rede pública municipal de ensino de São Paulo. Atualmente, pelo menos 5.300 crianças de diferentes nacionalidades estudam nesta rede.

Fonte: OIM Brasil – Organização Internacional para as Migrações no Brasil