Busca de documentos portugueses

A busca de documentos portugueses é fundamental para quem possui um familiar português na sua ascendência. Principalmente, se a ascendência é de duas ou três gerações passadas.

Assim, você deve ter atenção à oportunidade de poder requerer a nacionalidade portuguesa.

Atualmente, os Arquivos Distritais portugueses têm recebido muitos pedidos de busca de certidões. E, por isso, a sua pesquisa deve ser a mais especializada possível para que a probabilidade de encontrar a certidão desejada seja bem-sucedida.

Os documentos que se encontram nos arquivos portugueses, geralmente são documentos com mais de cem anos. Assim sendo, a sua busca é mais complexa, pois estes documentos não estão informatizados.

WhatsApp - fale conosco
Busca de documentos portugueses

1. O que é necessário para iniciar a busca de documentos portugueses?

É fundamental que você tenha todos ou a maioria dos dados do familiar português, tais como: nome completo do familiar português, filiação, data de nascimento, local de nascimento (Concelho, Distrito e Freguesia).

Dado que, estes são dados essenciais que facilitarão o sucesso da busca. No entanto, caso não os tenha, vale ressaltar que qualquer outra informação familiar poderá ajudar.

Aliás, quanto mais informações você possuir, maior será a possibilidade de encontrar a certidão correta.

Portanto, reúna toda a documentação do familiar português, tente conhecer em detalhes a história dos seus antepassados e parta em busca de suas raízes portuguesas.

Busca de documentos portugueses

2. Não tenho nenhum dado do familiar português, o que devo fazer?

No caso de você não ter nenhuma pista relativamente ao lugar onde o seu familiar português nasceu, poderá encontrar estas informações na certidão de casamento ou na certidão de óbito, se este for o caso.

Normalmente, tanto a certidão de casamento, quanto a de óbito, em inteiro teor, contêm a informação da naturalidade da pessoa em questão.

Por fim, também é possível encontrar informações nos arquivos de memória ou no Museu da Imigração de São Paulo, entre outros, que estejam dedicados àqueles que imigraram para o Brasil entre os séculos XIX e XX.

(Vanessa C. Bueno)

[*Fonte das imagens: Pixabay]

vanessa@odireitosemfronteiras.com

Instagram: @vanessabueno.odsf

WhatsApp - fale conosco