[info PT] LISBOA – 2º destino mundial mais procurado para congressos e convenções

Segundo a Associação Internacional de Congressos e Incentivos (ICCA), a capital portuguesa, Lisboa, é o 2º destino mundial mais procurado para congressos e convenções.

Por sua vez, Portugal é considerado o 7º destino mundial mais procurado para este tipo de encontros, subindo à 6ª posição quando se trata apenas de congressos e convenções dentro da Europa.

Segundo ICCA, o Turismo de Portugal reconhece o potencial impulsionador do turismo e da economia do país, nomeadamente no que se refere ao segmento de Reuniões, Incentivos, Congressos e Exposições.

Foi neste sentido que em 2021, o Turismo de Portugal lançou o Programa Portugal Events, com um orçamento de 5 milhões de euros para apoiar eventos que contribuam para a qualificação da experiência turística, o desenvolvimento económico e a sustentabilidade do setor do turismo.

[info PT] Lisboa é 2º destino mundial mais procurado para congressos e convenções

Dos 83 projetos selecionados, 62 foram eventos associativos/corporativos que abrangeram todo o território nacional, com especial destaque para as regiões de Lisboa, Porto e Norte.

O Turismo de Portugal indicou ainda que o Programa Portugal Events recebeu 158 candidaturas, a maioria delas relacionadas com projetos a serem executados em 2022.

Além disso, no mês de junho de 2023 foi lançado o sistema de incentivos Portugal Events 2023/24, com dotação orçamental de dez milhões de euros, aplicáveis também a todo o território nacional.

Por fim, este novo modelo procura apoiar eventos que contribuam para a criação de dinâmicas territoriais, a diversificação da experiência turística e que impulsionem as economias locais, principalmente nos territórios de baixa densidade.

Fonte: Turismo de Portugal / ICCA / Presstur