Segundo o Índice Mastercard de Mulheres Empreendedoras (MIWE), Portugal está em 6º lugar nos países do mundo com mais mulheres empresárias.
De acordo com este estudo, as mulheres empreendedoras têm tendência a prosperar mais em termos económicos nos seus negócios.
Ao longo dos anos, o empreendedorismo feminino – que envolve negócios pensados, fundados ou liderados por mulheres – tem vindo a ganhar cada vez mais importância no panorama português.
Na atualidade, Portugal está à frente de países como a Suécia, o Canadá, Nova Zelândia, os Estados Unidos e Singapura.
O país também se distingue quando analisamos a percentagem de mulheres gestoras de empresas, assumindo uma posição superior (de 37,40%) à frente de países como a Irlanda, França ou Alemanha.
Portugal igualmente tem uma percentagem alta de mulheres em trabalhos especializados e técnicos (correspondendo a 52,50%), sendo superior quando comparada com outros países como a Dinamarca, Irlanda, Espanha ou Alemanha.
Apesar destas melhorias serem notórias, Portugal está significativamente abaixo da média global no acesso das mulheres empresárias a produtos financeiros e no apoio a PMEs.
Segundo o referido estudo, há ainda várias áreas que necessitam de ser trabalhadas para que seja possível criar mais oportunidades para as mulheres e reduzir as desigualdades de género.
As propostas do estudo são:
-promover mais a inclusão financeira;
-apoiar as Pequenas e Médias Empresas (PME), com políticas que auxiliem e simplifiquem o acesso das mulheres aos créditos e ao investimento; e
-desenvolver recursos que permitam o desenvolvimento de competências, a inovação e o conhecimento.
Fonte: Executive Digest