[info PT] 5,8 mil milhões de euros investidos em residências para estudantes na Europa

O segmento de soluções residenciais para estudantes está a ser impulsionada pelo crescimento a população estudantil em toda a Europa.

De acordo com a consultora Savills, entre janeiro e setembro de 2021, foi registado um volume total de investimento de 5,8 mil milhões de euros nesta área.

A análise efetuada prevê ainda que os volumes no final de 2021 cheguem aos 8,4 mil milhões de euros e que os volumes de 2022 estejam em linha com o nível recorde de 2019 (perto de 9,5 mil milhões de euros).

Segundo a consultora, nos últimos dois anos letivos, a população estudantil registou um crescimento médio anual de 2,4% em Portugal, Suécia, Dinamarca, Itália, Países Baixos, França, Alemanha, Espanha, Polónia, República Checa e Reino Unido.

[info PT] 5,8 mil milhões de euros investidos em residências para estudantes na Europa

Além disso, nos últimos cinco anos, Portugal registou uma taxa de crescimento média de 10%. No ano académico de 2020-2021, 14% de um total de 411.995 alunos eram alunos internacionais.

Porém, com cerca de 150.600 estudantes a viverem nas principais cidades universitárias (Lisboa, Porto e Coimbra) e, aproximadamente, 5.400 camas em alojamento universitário, a oferta existente atualmente só satisfaz 3,5% da procura.

Por fim, com o aumento de novos projetos, que incluem mercados universitários alternativos como Braga, Aveiro, Évora e Covilhã, uma maior dinâmica pode vir acontecer neste segmento do investimento comercial português.

Fonte: AICEP / Executive Digest / Idealista