[info BR] OIM Portugal divulga brochura do projeto SURE

A OIM Portugal divulgou recentemente uma brochura bilingue no âmbito do projeto ‘Mecanismo Complementar Comum para uma Reintegração Sustentável no Brasil’ (SURE), disponível em português e inglês.

[info] OIM Portugal divulga brochura do projeto SURE

A brochura resulta de pesquisa conduzida pela OIM nas cidades de São Paulo, Araçatuba e Ribeirão Preto (no Estado de São Paulo); Inhumas, Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis, (Estado de Goiás); e Betim, Governador Valadares, Belo Horizonte, Ipatinga e Uberlândia (Estado de Minas Gerais).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A publicação mapeou 2199 iniciativas brasileiras que prestam serviços de interesse a migrantes brasileiros retornados para estes Estados. Divide as entidades locais em tipos de apoio prestado e mapeadas de acordo com as necessidades mais imediatas dos retornados atendidos por programas de Apoio ao Retorno Voluntário e à Reintegração de Portugal, Irlanda e Bélgica, os três países europeus parte do SURE.

No caso português, em 2019, no âmbito do programa AVRR / ARVoRe VII, 710 migrantes residentes solicitaram aconselhamento e informações sobre retorno voluntário e decidiram se inscrever no programa ainda em Portugal. Na totalidade, 152 brasileiros retornaram ao seu país de origem dentro do mesmo programa com vista à reintegração.

Mais informações no portal www.reintegracaobrasil.com

Fonte: OIM Portugal