[info BR] OIM lança site para facilitar reintegração de brasileiros que retornam ao país

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) lançou no mês de dezembro de 2019 o portal www.reintegracaobrasil.com, que reúne informações para a reintegração de migrantes brasileiros que retornam ao país.

[info] OIM lança site para facilitar reintegração de brasileiros que retornam ao país

A iniciativa faz parte do Mecanismo Complementar Comum para uma Reintegração Sustentável no Brasil (SURE), projeto lançado em 2019 pela OIM com o objetivo de contribuir para uma reintegração mais informada e sustentável ao país.

Entre 2016 e 2018, mais de 2 mil brasileiros retornaram ao país apoiados pela OIM. Alguns desses recebem apoio financeiro e técnico para se reintegrarem, e a maioria utiliza o recurso para (re)abrir um pequeno negócio ou investir em capacitação educacional e profissional.

Em Portugal, Bélgica e Irlanda, as três nações europeias que participam do projeto, o Brasil estava entre os cinco principais países de origem de migrantes retornados. No Brasil, essas pessoas retornaram principalmente para os estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

O projeto é financiado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI) e co-financiado pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal (SEF).

Fonte: nacoesunidas.org