Oportunidades no Brasil: formação presencial e à distância*

O Ministério do Trabalho e Emprego tem procurado investir nas políticas de emprego, sobretudo, na capacitação dos trabalhadores brasileiros. Neste sentido, o portal maisemprego.mte.gov.br oferece diversos cursos de formação para qualificação profissional dos trabalhadores.

Assim, através deste portal é possível visualizar vários cursos de qualificação profissional, entre eles: eletricista, padeiro, cabelereiro, barman, guia de turismo, assistente administrativo, azulejista, organizador de eventos, analista de crédito, encanador, cuidador de idosos, informática básica, entre outros. Todos os cursos oferecidos no site são realizados presencialmente nas cidades indicadas.

Desta forma, os cidadãos brasileiros que tenham interesse em algum dos cursos oferecidos no portal, deverão realizar seu cadastro pela internet, devendo fornecer número de CPF, carteira de trabalho, RG, PIS, entre outros dados. Os cursos oferecidos são gratuitos.

construction-1158116_960_720-300x200 Oportunidades no Brasil: formação presencial e à distância*

Cabe ressaltar que além dos cursos de formação, os cidadãos poderão ter acesso às vagas de emprego disponíveis no sistema nacional de emprego – SINE (www.sine.com.br). Neste site encontrarão diversas vagas de trabalho em todo o Brasil.

Por outro lado, para quem tem interesse em investir em uma formação para abrir seu próprio negócio, poderá encontrar excelentes oportunidades de formação online, totalmente gratuitos.

No Brasil, o microempresário pode encontrar todo o apoio para constituição e organização do seu pequeno negócio, através do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, mais conhecido como SEBRAE. De forma simples e objetiva, o SEBRAE traz orientações práticas, bem como indica meios para aperfeiçoar a gestão do seu negócio.

Receba conteúdos exclusivos sobre Portugal e Brasil

Não enviaremos spam. Respeitamos sua privacidade.

Atualmente, o SEBRAE oferece os seguintes cursos: Atendimento ao Cliente, Aprender a Empreender, Análise e Planejamento Financeiro, Boas Práticas nos Serviços de Alimentação, Como Vender Mais e Melhor, D-Olho na Qualidade: 5Ss para os Pequenos Negócios, Microeempreendedor Individual, Formação do Preço de Venda, Gestão de Cooperativas de Crédito, Gestão Empresarial Integrada, Gestão da Inovação: Inovar para Competir, Gestão da Qualidade: Visão Estratégica, Iniciando um Pequeno e Grande Negócio, Internet para Pequenos Negócios, Primeiros Passos para a Excelência, Programa Varejo Fácil, Controles Financeiros, Gestão de Pessoas, Gestão do Visual de Loja e Técnicas de Vendas.

Todos os cursos disponíveis podem ser visualizados e acessados gratuitamente no site www.sebrae.com.br. Assim, é possível verificar o conteúdo programático de cada curso, o público alvo, bem como sua carga horária e o tempo estimado para sua conclusão.

Para participar e realizar os cursos oferecidos é necessário fazer um cadastro no site do SEBRAE, indicando número de CPF e email (se for estrangeiro, deverá indicar login e email). Após o cadastro, bastará entrar com seu login e senha e fazer a matricula para o curso escolhido.

books-1185628_960_720-350x230 Oportunidades no Brasil: formação presencial e à distância*

É importante atentar-se ao fato de que a atual legislação brasileira tem estimulado o cidadão empreendedor a formalizar seu negócio. Por isso, a área dos pequenos negócios tem crescido muito no Brasil, e consequentemente, vem proporcionando boas oportunidades de negócio.

Além disso, a formalização das microeempresas é simples e rápida, podendo ser realizada pela internet. Após a formalização é possível adquirir número do CNPJ, nota fiscal, inscrição na previdência social, facilidade na abertura de conta bancária e pedido de empréstimos.

Outro fator importante é a isenção dos tributos federais, por isso, abrir o próprio negócio no Brasil pode ser uma ótima oportunidade de investimento. Sendo que os cursos online oferecidos podem ajudá-lo a compreender todo o sistema da microempresa. Estas e todas as outras informações sobre microempresas poderão ser encontradas no site www.portaldoempreendedor.gov.br.

(Vanessa C. Bueno)

vanessa@odireitosemfronteiras.com

* Este artigo foi publicado na revista O Brasileirinho, novembro de 2013

Receba conteúdos exclusivos sobre Portugal e Brasil

Não enviaremos spam. Respeitamos sua privacidade.

[*Fonte das imagens: Pixabay]