[info PT] Brasileiros em Portugal representam 20% no crédito à habitação concedido em 2022

Segundo dados recentes do Banco de Portugal, os cidadãos brasileiros representaram 20% dos créditos à habitação contratados em 2022, seguidos pelos britânicos (12%), norte-americanos (9%) e franceses (8%).

Os dados da Central de Responsabilidades de Crédito mostram que 14% dos empréstimos para a compra de casa em Portugal em 2022 foram contratados por estrangeiros, por montante contratado (era perto de 11% em 2021). Já por número de pessoas, esta percentagem ronda os 9,5%.

Já em 2021, os cidadãos de outros países representavam 10,8% dos créditos à habitação, por montante contratado, o que revela um aumento do peso dos estrangeiros nos empréstimos à habitação concedidos pelos bancos portugueses. O mesmo acontece considerando o número de pessoas, com a percentagem a rondar os 7,25%.

[info PT] Brasileiros em Portugal representam 20% no crédito à habitação concedido em 2022

Os empréstimos considerados nesta análise incluem aquisição de habitação própria permanente ou secundária, crédito para construção ou realização de obras (seja numa habitação própria permanente, secundária ou para arrendamento), e crédito para aquisição de terrenos para construção de habitação.

Em Portugal, do total de crédito à habitação concedido a pessoas reformadas em 2022, metade foi concedido a pessoas com nacionalidade estrangeira (maioritariamente do Brasil e dos EUA).

Por outro lado, considerando apenas a região do Algarve, do total de crédito à habitação concedido a pessoas reformadas em 2022, 85% foi concedido a pessoas com nacionalidade estrangeira (maioritariamente originárias dos EUA, do Reino Unido e da Suécia).

Por fim, considerando o crédito total concedido no país, incluindo habitação, crédito pessoal, automóvel e cartões de crédito, o peso dos estrangeiros foi de 11,4%, com o Brasil a representar 25% dos empréstimos contratados.

Fonte: Banco de Portugal / O Jornal Económico